segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vamos fazer um terrário? Mãos na terra

Professoras da escola Arthur Azevedo montando terrário 
Foi no horário coletivo do ciclo I da escola Arthur Azevedo, que as professoras e a coordenadora pedagógica Marisa iniciaram a montagem dos terrários para posteriormente ensinarem os alunos a fazer o mesmo a fim de observarem fenômenos como o ciclo da água, o ciclo da vida vegetal e animal, desde seu nascimento, crescimento, morte e decomposição.
No horário de formação dos professores da Escola Arthur Azevedo, a coordenadora Marisa Leite iniciou o trabalho de montagem de um terrário para as professoras trabalharem o ciclo da água com os alunos. A coordenadora explicou que toda aula de Natureza e Sociedade precisa começar com uma questão, um problema que surge e que temos que resolver.

Para montar o terrário:
Recipiente para montar o terrário (aquário vazio, vidro ou garrafa pet);
Pedrinhas ou argila expandida;
Carvão ativado (utilizado para absorver componentes orgânicos, evita o mau cheiro, proliferação de fungos, etc.);
Solo para jardim (comprado) ou mistura de solos trazidos pelos alunos;
Mudas de plantas ou semente;
Além das pedras, carvão, terra e planta, é preciso ar que existe no vidro.

A proposta é vivenciar a experiência, colocar algumas questões, dar um prazo de mais ou menos 15 dias para eles observarem (relatório/ficha) o que mudou no terrário.
Vão aparecer muitas perguntas, as quais precisam ser respondidas, outras podem ser devolvidas para o grupo para que as hipóteses circulem.
A água desce para a terra, a planta absorve, o excesso sai em forma de gotículas nas folhas (transpiração), sobe (evapora) encontra uma barreira (tampa e laterais do vidro que está frio), condensa – volta para o estado líquido que volta para o solo.

Como ele se mantém, pode ser chamado de ecossistema.

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